Reading:
VOCÊ É UM LIFELONG LEARNER?

Image

VOCÊ É UM LIFELONG LEARNER?

setembro 20, 2022

Entenda esse conceito e veja como você pode se beneficiar do aprendizado contínuo


Que o mundo mudou já estamos cansados de saber, principalmente em um contexto pós-pandemia. Muito se fala sobre como as transformações sociais, econômicas e culturais repercutem no ambiente corporativo e impactam diretamente a forma como pensamos, agimos e nos comportamos. O que muitas vezes não pensamos é como essas mudanças impactam nossa forma de viver, de ser, de consumir, de relacionar e principalmente de APRENDER.

Pois bem, você sabe o que é o Lifelong Learning? E mais, você é um Lifelong Learner?

Como profissional da educação corporativa me dedico a estudar sobre como as pessoas aprendem e como podemos criar processos de aprendizagem cada vez mais significativos e proveitosos. O que encontro em comum em todos os perfis de estudiosos é que a experiência, o relacionamento, a possibilidade de aprender com as situações reais, com as analogias e com o outro são as melhores formas de seguir aprendendo.

E neste contexto, as modalidades híbridas, a incorporação de ferramentas e tecnologias educacionais, as metodologias ativas de aprendizagem e o desenvolvimento de uma cultura de autonomia para o aprendizado tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado o gosto das pessoas.

O conceito de Lifelong Learning, muito disseminado ultimamente, tem a ver com a capacidade de um indivíduo em manter-se aprendendo ao longo da vida com diferentes formatos e configurações. Nesse sentido, esse conceito traz a ideia de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo e os belos diplomas fixados na parede, por si só, não bastam. No universo corporativo, essa ideia pode ser traduzida em uma cultura voltada ao aprendizado que já traz vários benefícios, como a retenção de talentos; a melhoria dos resultados das áreas, processos e comunicação; a agilidade no aprendizado de novos métodos, ferramentas e soluções; a melhoria da capacidade de atendimento ao cliente e satisfação; a melhoria do clima organizacional; entre outros.

Ser um Lifelong Learner pressupõe um modelo mental de crescimento para se antecipar, se adaptar e estar disponível para aprender, desaprender e reaprender nas mais diversas situações, incorporando tendências, tecnologias e competências das mais variadas que sejam importantes na sua vida profissional e pessoal. Isso significa que, mais do que nunca, podemos escolher o quê, como, quando e onde estudar, o que por outro lado, também implica em maior autonomia e responsabilidade pelas nossas escolhas de aprendizagem.

Contudo, em um mundo cada vez mais competitivo e veloz é muito mais fácil nos perdermos nas decisões sobre desenvolvimento. Há uma quantidade imensa de informações – e desinformações de conteúdos, cursos, programas e capacitações que podem nos levar ao que chamamos de “fadiga da decisão”, que ocorre quando temos muitas opções, mas não conseguimos escolher nenhuma que seja considerada adequada.

15 dicas para ser um Lifelong Learner

Quero então te ajudar a ser um lifelong learner feliz e fazer boas escolhas para sua jornada de aprendizagem. Aqui vão 15 dicas importantes:

  1. Autoconhecimento vem em primeiro lugar! É a base para boas escolhas em tudo na vida.
  2. Mude a perspectiva de que estudar é uma obrigação ou um mal necessário. Na verdade, é uma arte, um caminho para as oportunidades e transformação!
  3. Busque experiências de aprendizagens significativas e de valor.
  4. Identifique as competências essenciais que você precisa desenvolver no momento e se mantenha atualizado nas suas áreas de atuação.
  5. Procure aprender em diversos formatos, modalidades e configurações.
  6. Pesquise e se comprometa a estudar com instituições, empresas e profissionais de confiança e procedência.
  7. Avalie a profundidade do conhecimento que você busca e pesquise quais opções vão de fato entregar o que você está buscando. Não pense que um “curso rápido” irá te tornar um especialista imediatamente.
  8. Alinhe seus projetos de aprendizagem e desenvolvimento ao seu momento profissional e objetivos de vida.
  9. Estabeleça metas para começar e terminar seus cursos, programas e formações.
  10. Acompanhe seu panorama de performance e aproveitamento dessas capacitações, principalmente em se tratando de estudos autônomos ou autodirigidos.
  11. Se disponha a aprender na diversidade e na alteridade, com diferentes pessoas, grupos e instituições.
  12. Busque mesclar formações robustas, programas e capacitações intermediárias, cursos mais rápidos e estudos autônomos, alinhando seus objetivos pessoais, desafios e rotina.
  13. Seja humilde em entender que sempre há com quem aprender e a quem ensinar.
  14. Compartilhe seus conhecimentos e experiências com outras pessoas.
  15. Transforme sua jornada de aprendizagem em uma grande viagem de autodesenvolvimento e descobertas.

Para ser um Lifelong Learner, é preciso protagonismo! Vamos juntos?

Espero que esse pequeno texto tenha te inspirado. Nos vemos em breve!

Vanessa Torrezan

Clique aqui e leia outro conteúdo sobre desenvolvimento pessoal!


Sócia-Diretora na Confidence – Governança e Gestão associada à Fundação Dom Cabral. Atuo desde 2010 com Gestão, Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas, com experiência em projetos de Assessment, Treinamento e Desenvolvimento Individual, Corporativo e de Famílias Empresárias. Entusiasta nos temas de Educação, Desenvolvimento de Pessoas, Saúde Mental, Bem-Estar e Marketing Digital. Acredito que boas ideias transformam realidades. E que boas pessoas, transformam o mundo!

Vanessa Torrezan



0 Comments

Deixe um comentário

Related Stories

agosto 17, 2020

O Autocuidado em Tempos Desafiadores

março 18, 2024

Desafios e Estratégias de Comunicação no Mundo Virtual

Arrow-up
×