Reading:
O poder do Mindset na busca pelo sucesso

Image

O poder do Mindset na busca pelo sucesso

junho 2, 2022

O QUE LEVA ALGUÉM AO SUCESSO?

Alguns podem dizer que o responsável pelo sucesso é o estudo, os incontáveis cursos e graduações, habilidades desenvolvidas ao longo da vida, as oportunidades, as relações sociais e até mesmo há quem julgue necessário um pouco de sorte

Porém, há um elemento que envolve todos esses fatores: a tomada de decisão. Nossas decisões nos levam adiante, às vezes nos fazem retroceder; por conta das nossas escolhas podemos chegar onde queremos ou onde nunca imaginamos estar.

Toda decisão é resultado das nossas crenças, valores, comportamentos, experiências e forma de perceber e se relacionar com o mundo. Para Carol S. Dweck, professora e pesquisadora de Psicologia na Stanford University nos Estados Unidos, as suas crenças pessoais têm papel fundamental em determinar se você será bem-sucedido nos seus objetivos.

Esse padrão que se repete diariamente e influencia em como você pensa, age, sente, se posiciona e se diferencia dos outros é chamado de mindset. O seu mindset é o conjunto de crenças que determina sua predisposição para lidar com as situações, resolver problemas e principalmente escolher suas ações.

Na obra “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, Dweck defende a teoria de que existem dois principais tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. Confira abaixo cada um deles:

MINDSET FIXO

Pessoas com o mindset predominantemente fixo tendem a acreditar que habilidades e talentos são imutáveis e de nascença, portanto consideram que determinadas atividades estão além das suas capacidades. O medo de fracassar e a necessidade de aprovação são constantes nesse tipo de mindset e é justamente isso que acaba afastando as oportunidades de sucesso.

Essas pessoas costumam pensar que as habilidades são imutáveis e vêm com o talento e não com o esforço, não suportam o erro, se sentem ameaçadas com as novidades e mudanças, buscam somente a perfeição, acreditam ser difícil ou impossível se adaptar e evoluir e por conta disso não aceitam desafios com medo de errar. O medo de agir e a comparação com os outros os impede de ir além, seja no trabalho, na carreira ou na vida pessoal.

MINDSET DE CRESCIMENTO

Por outro lado, aqueles que possuem predominantemente um mindset de crescimento tendem a acreditar que as habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da vida. Não se acomodam nem se intimidam com desafios, pois não se sentem vulneráveis por saber menos ou ter menos habilidades que os outros.

Para essas pessoas as novidades são entusiasmantes e um combustível para a evolução, são as experiências novas e os problemas que geram o aprendizado. Nesse tipo de mindset o esforço abre portas para a excelência e acreditar no aprendizado contínuo permite que a sua mente se desenvolva sempre mais.

MINDSET DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

Para se manter em uma posição de liderança ou uma grande carreira, o mindset de crescimento é fundamental. Ele é ideal para auxiliar na resolução de problemas da organização ou relacionados a sua gestão de pessoas. Um líder deve estar sempre se adaptando, aprendendo, inovando e transformando as situações em aprendizados, mesmo nas adversidades.

Contudo, mesmo com muitos benefícios, só alimentar um mindset de crescimento não será uma garantia de sucesso. Ele é importante para que as pessoas possam ter coragem de ir atrás dos objetivos e alcancem seu potencial, porém ainda é necessário muito esforço e boa capacidade de tomar decisões para alguém conseguir se desenvolver.

Como o nosso mindset é diretamente influenciador da forma como lidamos com as adversidades, no ambiente de trabalho se faz igualmente importante manter um mindset que traga uma perspectiva de perseverança e evolução. Dessa forma, pessoas que possuem uma mentalidade de crescimento tendem a se empenhar mais e não desistir diante das dificuldades. Isso é algo que faz com que uma pessoa cresça em termos de carreira e como ser humano.

Essas pessoas buscam muito a mudança e inovação, um mindset de crescimento atrai naturalmente o progresso através das novas experiências, algo que toda empresa busca hoje e que as coloca à frente no mercado.

E você? Tem trabalhado para desenvolver seu mindset de crescimento? O sucesso, na carreira e na vida, só depende de você!



0 Comments

Deixe um comentário

Related Stories

agosto 17, 2020

O Autocuidado em Tempos Desafiadores

Arrow-up