Reading:
5 dicas para desenvolver a sua carreira mesmo em momentos de incerteza

Image

5 dicas para desenvolver a sua carreira mesmo em momentos de incerteza

Avatar
July 17, 2020

A atual pandemia tem impactado a vida, a profissão e a carreira de todos. Em meio a tantas incertezas, o autoconhecimento e a preparação são as palavras de ordem! E quanto mais preparado você estiver, maiores serão suas oportunidades de continuar fazendo sua carreira crescer.

A professora Rosangela da Fundação Dom Cabral afirma que

“precisamos sempre ter a consciência e o hábito de olhar para dentro e buscar as nossas próprias respostas”

e essa procura pelo autoconhecimento é justamente a base de seus conselhos. Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a refletir sobre esse processo com insights valiosos da professora Rosangela, confira:

1. Repense sua vida e reflita sobre o futuro

O tempo em que estamos vivendo é inesperado e novo para todos, o que nos traz muito estresse e preocupações com o presente e futuro. Então, seria bom aproveitar esse tempo para repensar sua vida profissional, pessoal, financeira, pensar na saúde e principalmente em como será sua vida no futuro e o que fazer a partir de agora. Talvez esse seja um excelente momento para você rever o que gosta, o que não gosta, o que quer e o que não quer mais.

Não há como ter uma carreira totalmente planejada, mas com certeza a carreira de uma pessoa preparada para mudanças bruscas que podem acontecer tem muito mais chances de crescer.

Use seu tempo para se conhecer! Esse é um processo contínuo e infinito. Para orientar essa reflexão, temos algumas perguntas que você pode se fazer:

  • Quem sou eu?
  • De onde eu vim e onde eu estou?
  • Onde quero estar daqui a alguns anos? Por quê?
  • Do que eu não gostaria de me arrepender quando penso na minha carreira?

2. Descubra seus pontos fortes

Precisamos alavancar nossa carreira em nossos pontos fortes. Mas como fazer isso?

Traga à memória qual foi o seu “momento Óscar”: aquele projeto, trabalho ou realização que te deu orgulho e que te faz se sentir realizado. A dica é compartilhar essa história com alguém que possa te ajudar a refletir sobre quais são os atributos e qualidades que fizeram com que esse projeto desse certo. Lembrar desse tipo de momento te ajuda a mapear seus pontos fortes, que muitas vezes podem ter passado despercebidos e assim saber utilizá-los melhor nas próximas oportunidades. Faça então três perguntas para si mesmo:

  • O que você valoriza?
  • O que você faz com facilidade?
  • O que preenche a sua alma?

As respostas para essas perguntas devem ser a âncora para que você possa pensar no seu futuro.

3. Pense em quais frutos você quer colher no futuro

Tudo o que faz parte do seu presente é resultado das coisas que você plantou no passado, então para colher bons frutos futuramente você deve plantar boas sementes agora. É importante pensar no que você deseja colher, em quais são seus objetivos para o futuro, para então saber quais as sementes que você deve escolher plantar.

Fazendo isso, é possível observar se as suas metas são diferentes das que tinha antes e então saber quais novas sementes plantar, o que começar a fazer hoje e quais caminhos tomar.

Nossa recomendação é que você reflita e reveja suas metas e traga-as para uma visão tangível e prática de se acompanhar e realizar. Você pode definir metas SMART para isso.

4. Crie novos vínculos para discutir e ampliar visões

Todos nós precisamos de novas conexões. Além de pensar em seu futuro é bom fazer isso em grupo, compartilhando experiências e ideias com pessoas em quem você confia. Procure abrir espaços de discussão com pessoas com quem você não possui grandes vínculos afetivos, mas admira pessoal e profissionalmente, tanto por serem pessoas novas para se aproximar quanto por não misturarem muito envolvimento emocional nessas conversas, mantendo a objetividade.

O contato com os outros nos ajuda a ampliar nossas visões, então procure responder esses questionamentos e os compartilhe com alguém:

  • Que pessoa você quer ser no futuro?
  • Onde você está hoje profissionalmente?
  • Qual é o seu propósito?
  • Quais são seus planos de desenvolvimento pessoal e de carreira?

5. Faça um plano de desenvolvimento

Nunca se precisou tanto das tais soft-skills, mesmo as competências técnicas se mantendo tão importantes. Um mundo em constante transformação irá nos exigir cada vez mais habilidades complexas e para mantermos nossa carreira em crescimento, não podemos ficar parados.

Mas agora que você já tem mais clareza sobre o presente, sobre si e sobre o que deseja para o seu futuro, já tem condições de pensar no seu desenvolvimento. Aqui vão algumas dicas para você traçar um plano e potencializar suas competências:

  • Estude sobre as tendências e competências mais requisitadas no seu meio profissional.
  • Avalie quais delas você gostaria de desenvolver e se tornar especialista, principalmente levando em consideração seus pontos fortes e habilidades: você pode acelerar ainda mais seu crescimento de carreira.
  • Crie planos de curto e médio prazos com essas ações para desenvolvimento e estabeleça metas e prazos.
  • Avalie as opções e modalidades disponíveis, que vão desde programas livres de curta duração até programas mais sofisticados de formação executiva e vá em frente!

Todas as dicas convidam a pensar de uma maneira mais integral e fazer uso de um tempo de ansiedade e incertezas para refletir sobre si, procurando informações sobre você mesmo e melhorando seus objetivos, metas, escolhas e motivações.

Assim, você pode escolher as melhores sementes para plantar considerando os resultados que quer obter futuramente. Em tempos como esse, de grande complexidade, Rosangela incentiva a busca por ajuda e a tomada de decisões, para que ninguém tenha uma atitude de apenas espectador enquanto os problemas aparecem.

Você precisa ser o protagonista da sua carreira e agora sabe o que pode te levar a isso!

Fonte: Foi utilizado um conteúdo-base disponibilizado pela FDC, com participação da professora Rosangela Pedrosa (2020).


0 Comments

Leave a Reply

Arrow-up
× Tire suas Dúvidas