ACADEMIA GLOBAL DO AGRONEGÓCIO

Programa de desenvolvimento em gestão, liderança e inovação aplicados ao agronegócio.

Sort#1

Classificação

Programa de Média Duração

Clock

Carga-Horária

120 horas/aula

Display#1

Modalidade

Presencial

User

Próxima Turma

Sob consulta

A Academia Global do Agronegócio é um programa da FDC que capacita gestores de toda a cadeia de valor do agronegócio para fortalecer o pensamento estratégico e de inovação, ampliar as competências em gestão e conquistar melhor competitividade, produtividade e resultados superiores em seus negócios e para o Brasil.

Essa solução de gestão foi desenhada com visão internacional, ricas ferramentas e módulos teóricos e práticos, para desenvolver líderes que atuam em um mundo complexo e desafiador, transformando seus negócios com impacto socioambiental positivo.

O formato mescla a articulação de conceitos-chave, com ferramentas de gestão, casos e experiências reais no Agro. São organizadas visitas a empresas, fazendas, centros de empreendedorismo e mesas redondas com profissionais do setor. Além disso, são oferecidos momentos de confraternização para networking com participantes e convidados da FDC.

PÚBLICO-ALVO

Produtores rurais, agricultores, pecuaristas e executivos de toda a cadeia de valor de diferentes segmentos do agronegócio – agroindústrias.

Fabricantes de insumos, distribuidores, comerciantes de produtos agrícolas e prestadores de serviços.

MÓDULOS

Módulo 1

Cadeias de Alimentação Global e Otimização de Cenários para Múltiplos Usos da Terra: Práticas ESG, Ações e Estratégias no Território Nacional e Conexões Globais

Módulo 2

Liderando o Futuro do Agronegócio: Sustentabilidade, Inovação para construção de uma Visão 2030.

Módulo 3

Agronegócio 360º: Gestão de Risco, ESG e Marketing Inovador.

Módulo 4

Modelagem de Projeto Aplicado para o Agronegócio (opcional).

METODOLOGIA

A jornada de desenvolvimento foi construída com três pilares:

Conteúdo e Prática

Relacionamento e Desenvolvimento

Intercâmbio Internacional

Os módulos possuem conteúdos de gestão empresarial desenhados e aplicados ao agronegócio brasileiro e internacional. O formato mescla a articulação de conceitos chave, com ferramentas de gestão, casos e experiências reais no Agro.

Para isso são organizadas visitas às empresas, fazendas, centros de empreendedorismo e mesas redondas com profissionais do setor. Além disso, são oferecidos momentos de confraternização para networking e desenvolvimento final de um Projeto aplicado ao seu negócio para resolução de um desafio real.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Cadeias de Alimentação Global e Otimização de Cenários para Múltiplos Usos da Terra: Práticas ESG, Ações e Estratégias no Território Nacional e Conexões Globais – Alimentação, Agronegócio e Antropologia.

Período: 03/06 a 07/06/2024

Local: FDC, Nova Lima – Campus Aloysio Faria

Hospedagem: Em Belo Horizonte (serviço de transfer disponível)

Conteúdo:

  • Cenários – Contextos Globais e Nacionais do Agronegócio e Cadeias de Alimentação Global – futuros possíveis: Brasil e o Agronegócio 2030;
  • Cadeias de Alimentação Global: Desafios e Práticas para Cadeias Eficientes, Sustentáveis, Seguras e Éticas na Garantia da Segurança Alimentar Nacional e Internacional, da Produção à Distribuição;
  • Relações Comerciais Brasil e China & Mundo;
  • Estratégias e Modelos de Negócios no Agronegócio Contemporâneo: Farm to Fork; Tendências da indústria de consumo e outras;
  • Gestão Econômico-Financeira: contabilidade financeira e gerencial; orçamento e planejamento financeiro.

Liderando o Futuro do Agronegócio: Sustentabilidade, Inovação para construção de uma Visão 2030.

Período: 26/08 a 29/08/2024

Local: Rio Verde – GO

Locação: Visitas Técnicas

Conteúdo:

  • Liderança na prática: de frente com os produtores, fornecedores de tecnologia, insumos, transformação, regulação e outros.
  • Agro 2030 – Clima, Florestas e Agricultura: integração para um Agro sustentável, dinâmico e competitivo.
  • Gestão Estratégica da Inovação na prática: Tecnologias Emergentes – Blockchain, Robótica e IoT e Aplicações no Agronegócio.

Agronegócio 360º: Gestão de Risco, ESG e Marketing Inovador

Período: 07/10 a 10/10/24

Local: FDC, Campus São Paulo

Conteúdo:

  • Gestão de Risco em Commodities Agrícolas;
    • Análise de Risco e Modelagem Financeira;
    • Barter e Instrumentos de Funding Públicos e Privados no Agronegócio;
    • Estratégias de financiamento para o setor agrícola – aplicações e otimização do fluxo de caixa para mitigar riscos financeiros;
    • Instrumentos de funding, opções públicas e privadas, como linhas de crédito agrícola, financiamento bancário e investimentos de capital de risco;
    • Hedge, derivativos e mercados futuros – proteção contra flutuações de preços e estratégias para gestão do risco;
  • Marketing no Agronegócio: A Visão Centrada no Consumidor;
  • A Jornada ESG (Environmental, Social and Governance) – conexões com a estratégia, cultura de inovação, marketing & mercado.

Modelagem de Projeto Aplicado para o Agronegócio

(Atividade extra opcional)

Local: Online

Dias e Horários: 14, 17, 21, 24 e 28 de Outubro de 2024 – 19h00 as 22h00.

Conteúdo:

  • Concepção: Identificação da necessidade, definição de objetivos e avaliação da viabilidade.
  • Planejamento: Elaboração de um plano detalhado com cronograma, recursos, orçamento e estratégias de mitigação de riscos.
  • Execução: Plano de Implementação das atividades; Plano de Comunicação e Detalhamento de recursos necessários.
  • Monitoramento e Controle; Gestão de Riscos: Gestão do acompanhamento do progresso, plano de gestão de riscos, identificação e resolução de problemas.
  • Apresentação do Exercício: entrega do produto final – o projeto modelado.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Ampliação da visão estratégica do negócio e da cadeia de valor; Cenários e tendências do setor do agronegócio brasileiro e internacional para modelagem de estratégias e definição de objetivos.
  • Sistematização dos conceitos de equilíbrios financeiros, e práticas para que retorno, risco e crescimento sejam otimizados; leitura e análise dos principais demonstrativos financeiros para uma boa gestão econômica-financeira do negócio.
  • Aprofundamento nos conhecimentos e práticas da Governança Corporativa, exercitando os Pilares da Governança (Equidade, Transparência, Responsabilidade por Resultados e Compliance); Estruturas de Governança e funcionamento dos Conselhos.
  • Autoconhecimento e ampliação do exercício da liderança, alinhado à estratégia de gestão de pessoas e ao modelo de negócios da organização.
  • Conhecimento ampliado do setor e processo de marketing de negócios do Agro; e comunicação no agro, considerando comportamento do consumidor contemporâneo, tendências de mercados nacionais e globais.
  • Capacidade ampliada de avaliar e estruturar processos de inovação e transformação digital nas áreas de negócios: articulação técnica e de pessoas.
  • Aplicação dos conceitos e práticas de Sustentabilidade e ESG para competitividade do negócio.

Baixe o folder e receba mais informações.

Seus dados estão protegidos. Ao me inscrever, aceito a Política de Privacidade desse site.

Arrow-up
×