Planejar em meio ao caos é possível?
Falar de planejamento estratégico no Brasil não é uma tarefa fácil, somada a uma situação drástica como a do Covid-19 temos um cenário de complexos desafios: fluxo de caixa comprometido, operações severamente afetadas, demandas reprimidas, projeções incertas e bases históricas de um contexto que não existe mais. Tudo isso somado a um cenário político-econômico incerto.
Passada a primeira onda e definidos os planos de contingência, com a implantação dos comitês de gestão de crise fica a grande questão: como refletir e formular uma estratégia e colocar em prática o planejamento estratégico durante e após esse cenário? Para isso, precisamos entender como funciona o Ciclo da Gestão Estratégica, que vai muito além do planejamento e segue a seguinte ordem:
Visto isso, no momento de estruturar o planejamento estratégico da sua empresa você precisa levar em consideração alguns elementos muito importantes:
1. Estratégia vem antes do planejamento estratégico
Tudo começa numa reflexão sobre a estratégia da empresa numa linha de tempo, geralmente no médio prazo. Significa estressar as oportunidades, os riscos e as ameaças que a organização está sujeita no mercado em que ela atua.
É também definir seu posicionamento estratégico para manter a sua competitividade e trabalhar o crescimento. Alguns exemplos dessas reflexões que podem te ajudar, são:
- Para onde o comportamento do consumidor está direcionado e como devemos nos posicionar?
- Essa mudança de comportamento é reativa ou irá perdurar em um cenário de médio prazo? No que essas mudanças impactam na Jornada do Cliente?
- As ações contingenciais serão paliativas ou deverão perdurar e fazer parte da estratégia?
- Será necessário alavancar para um cenário de retomada ou ser mais conservador?
2. O planejamento em si
Após analisar todas as possibilidades de cenários, contextos e reflexões, é a hora de definir a estratégia e colocá-la no papel estruturando na forma de objetivos, planos de ações, projetos e metas para que seja possível atingir o que foi de fato definido.
Vamos então dar alguns passos para construção do planejamento estratégico da sua empresa:
- Defina as diretrizes estratégicas de crescimento e desdobre em objetivos, iniciativas, projetos e planos de ações.
- Defina indicadores e metas de performance.
- Estabeleça um contrato de resultados com o time.
3. O grande segredo: monitorar
Definir uma estratégia e saber se os resultados atingidos estão alinhados com essa estratégia, é uma jornada e tanto e um grande desafio. A execução da estratégia sempre foi uma das etapas mais discutidas nas empresas, por haver uma dificuldade cultural em “fazer aquilo que foi planejado”.
Tudo indica que houve uma evolução. Atualmente o foco está no “monitoramento” da execução e dos resultados. O fator chave de sucesso para verificar e avaliar a execução da estratégia, ou seja, se as iniciativas e projetos estarão contribuindo para os objetivos, está em realizar o monitoramento e acompanhamento de todos os objetivos, projetos estratégicos e metas que foram definidos.
Isso se dá através da definição de responsáveis, metodologias de gestão de projetos e do acompanhamento sistemático de indicadores de desempenho, de preferência gestão à vista, por meio de ferramentas de BI e painéis de bordo.
Dessa forma, é possível garantir o atingimento da estratégia que foi formulada de maneira prática, colaborativa e engajando todo o time.
Essa será a etapa que exigirá maior disciplina, pois o acompanhamento deverá ser consistente por meio de reuniões mensais, quinzenais e semanais para análise de resultados e deliberações.
4. Mas então, quem envolver?
O grande desafio na maioria das empresas é que muitas vezes o planejamento estratégico é feito entre 4 paredes, por conta disso acaba não sendo colocado em prática impossibilitando o monitoramento dos resultados.
Portanto, é muito importante a organização de um comitê estratégico formado pela alta direção, os sócios e tomadores de decisão e em especial pelos principais gestores, pois serão eles os responsáveis pela execução do planejamento e posicionamento sobre as metas.
É aconselhável o envolvimento de um profissional externo, tanto para construção do planejamento quanto para acompanhamento da execução, sendo um facilitador isento e independente com o papel de incorporar método e disciplina, provocando o time a pensar em novas estratégias, caminhos e alternativas para o negócio.
Neste caso, é importante levar em consideração a experiência, o conhecimento e a reputação desse profissional ou empresa que apoiará esse processo de construção e acompanhamento.
5. Revisão do planejamento estratégico em tempos de pandemia
Feito todos os passos anteriores, é importante entender que planejamento estratégico não é imutável, o grande diferencial do planejamento estratégico clássico para o de um mundo VUCA, será a velocidade e a frequência em que você deve fazer o acompanhamento das metas e resultados.
Como diz nosso CEO Fabio Martins, “não há mais o que se falar em estratégia a cada ano, estratégia é todo dia”. Para isso é importante que nas reuniões periódicas, ao fazer o acompanhamento de resultados, se faça ajustes no direcionamento do caminho e revisite a estratégia que foi definida sob novas circunstâncias.
Em alguns casos, considerando o ritmo das mudanças nos últimos anos e a mudança de comportamento causada pela pandemia do COVID-19, os acompanhamentos e revisões ou ajustes, terão que ser quase diários.
Como você pôde perceber, planejamento estratégico é muito mais do que só a definição de objetivos ou olhar apenas para o orçamento: é definir o projeto de vida da organização, visando garantir a perenidade e a sustentabilidade em todos os contextos, através de uma ótica cíclica, disciplinada e adaptativa.
Tão importante quanto o planejamento, é a execução e monitoramento da estratégia, que só é possível com um bom método de gestão e com uma liderança altamente qualificada e engajada.
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