A escuta constitui um dos pilares da comunicação e posso afirmar, nesses 06 anos atuando na Confidence-FDC na área de atendimento ao cliente, que ela é a melhor estratégia e ferramenta para entender a demanda dos clientes, gerar bons relacionamentos e negócios.
E qual a diferença entre ouvir e escutar?
Parece ser a mesma coisa, mas existe uma grande diferença que pode mudar qualquer cenário:
Ao ouvirmos um cliente, muitas vezes estamos apenas absorvendo o que ele está nos dizendo sem uma atenção efetiva aos detalhes, ou ainda, podemos estar ouvindo e agindo no modo automático. Diferentemente, ao escutar um cliente você consegue perceber as palavras não ditas, necessidades não expostas e sinais importantes que impactam diretamente na relação e na experiência deste cliente. Mas para que essa escuta ocorra, precisamos estar atentos, presentes e concentrados na escuta ativa.
A escuta ativa implica em ter empatia, expressar interesse pelo assunto, interpretar, compreender, fazer perguntas inteligentes que nos conduzam à certeza de que estamos entendendo o que o cliente quer nos dizer.
Quando o cliente percebe que o estamos escutando, ele se sente acolhido e uma conexão é estabelecida, trazendo maior credibilidade. Podemos entender e discutir qual sua real demanda e necessidades, além da possibilidade de oferecermos soluções que atendam suas expectativas com maior assertividade e eficiência. Dessa forma, ganhamos agilidade no atendimento, evitamos contratempos, mal-entendidos e retrabalhos.
Na correria do dia a dia, o hábito de escutar vai ficando no segundo plano e com o passar do tempo as relações e o atendimento ao cliente podem ficar prejudicadas. Escutar é uma escolha, um exercício diário, um desafio ainda maior com o uso excessivo de tecnologias que, apesar de serem ferramentas importantes para o nosso cotidiano, dificulta muitas vezes a “escuta” aos nossos clientes. Para aprimorar seu relacionamento com os clientes e atendimento por meio da escuta ativa, separei abaixo algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver essa competência tão importante:
1 – Esteja presente e evite distrações.
2 – Tenha paciência no processo da escuta. É um exercício constante.
3 – Faça perguntas claras para validar o seu entendimento.
4 – Não tenha pressa para solucionar o problema, nem sempre a solução rápida é a melhor.
5 – Fale de maneira clara e objetiva e, se possível, não use termos técnicos.
6 – Pratique a comunicação não verbal, que é tão importante quanto a verbal.
7 – A arte de escutar começa por você, perceba o quanto você se escuta.
Espero que este texto te traga boas reflexões e resultados no seu relacionamento com o cliente!
Autora: Fabiana Yoshihara
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