Reading:
Planejamento Estratégico em Tempos de Crise

Planejamento Estratégico em Tempos de Crise

May 11, 2020

Planejar em meio ao caos, é possível? 

Falar de Planejamento Estratégico no Brasil é um assunto extenuante, somado a uma situação drástica como a do Covid-19, temos um cenário de complexos desafios: fluxo de caixa comprometido, operações severamente afetadas, demandas reprimidas, projeções reviradas e alavancagens para um contexto que não existe mais. Tudo isso somado a um cenário político-econômico incerto. 

Passada a primeira onda e ajustadas as primeiras contingências, como refletir e colocar em prática o planejamento estratégico durante e após esse cenário? 

Para isso, precisamos entender como funciona o Ciclo do Planejamento Estratégico que segue a seguinte ordem: 

Descrição da Imagem

ESTRATÉGIA > PLANEJAMENTO > EXECUÇÃO > MONITORAMENTO > REVISÃO 

1° – Estratégia vem antes de Planejamento 

Por definição, estratégia já está situada no desconforto, significa estressar as oportunidades e refletir sobre elas, sobre os riscos e as ameaças que a organização passa no mercado em que ela atua. É também definir um caminho específico, é o que fazer para manter a sua competitividade e trabalhar seu crescimento. Alguns exemplos dessas reflexões são: 

  • Para onde o comportamento do consumidor está direcionado e como devemos nos posicionar? 
  • Essa mudança de comportamento é reativa ou irá perdurar em um cenário de médio prazo? 
  • As ações contingenciais serão paliativas ou deverão perdurar e fazer parte da estratégia? 
  • Será necessário alavancar para um cenário de retomada ou ser mais conservador? 

2º – O Planejamento em si 

Após estressar todas as possibilidades de cenários, contextos e ideias, é a hora de definir a estratégia e coloca-la no papel, ordenando-as na forma de objetivos, planos de ações e metas para que seja possível atingir o que foi de fato definido. Exemplo: 

  • Objetivo Estratégico: Retomar o ponto de equilíbrio 
  • Iniciativa: Equilibrar o fluxo de caixa 
  • Plano de Ação: Buscar capital de terceiros 

3º – O grande segredo: Monitorar 

O fator chave de sucesso para entender se as iniciativas estarão contribuindo para os objetivos está em realizar o monitoramento de todos os projetos estratégicos que foram definidos. Isso se dá através da atribuição de responsáveis, e de realizar o acompanhamento de indicadores de desempenho através de um painel de bordo. Dessa forma, é possível garantir o atingimento da estratégia que foi formulada de maneira prática e elucidativa.  

Essa será a etapa que exigirá maior disciplina, pois o acompanhamento deverá ser consistente através de reuniões semanais e quinzenais para análise de resultados e deliberações. 

Mas então, quem envolver? 

O grande desafio na maioria das empresas é que muitas vezes o planejamento estratégico é feito sob 4 paredes, por conta disso acaba não sendo colocado em prática e em execução o plano para o atingimento das metas. Portanto, é de suma importância a organização de um comitê estratégico formado pela alta direção da organização com os sócios e tomadores de decisão, e, em especial, pelos principais gestores, pois serão eles os responsáveis pela execução dos projetos. 

4º – Revisão do Planejamento Estratégico em tempos de Covid-19 e Transformação Digital 

Feito todos os passos anteriores, é importante entender que Planejamento Estratégico não é imutável, o grande diferencial do planejamento estratégico clássico para o de um mundo mais VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), será a velocidade e a frequência em que você deve fazer o acompanhamento das metas, não há mais o que se falar em estratégia a cada ano, estratégia é todo dia. Para isso, é importante que nas reuniões periódicas, ao fazer o acompanhamento de resultados, se faça ajustes no direcionamento do caminho e revisite estratégia que foi definida sob novas circunstâncias. 

Por fim, Planejamento Estratégico é muito mais do que só a definição de objetivos ou olhar apenas para o orçamento, é definir o projeto de vida da organização, visando garantir a perenidade e a sustentabilidade em todos os contextos, através de uma ótica cíclica, disciplinada e adaptativa. Tão importante quanto o Planejamento, é a Execução e, esta, só é possível com um bom método de gestão e com uma liderança altamente qualificada e engajada. 



0 Comments

Leave a Reply

Related Stories

May 6, 2020

Hello world!

Arrow-up